Chefe de gabinete
Essa é uma função para a qual se deve contratar um profissional de extrema confiança. É ele quem irá coordenar a equipe de gabinete, então uma de suas qualidades deve ser capacidade de liderança. Ele irá ainda fazer a conexão entre a equipe do Estado e a de Brasília. Geralmente, chefes de gabinetes também são responsáveis pela articulação política entre o Estado e Brasília.
Alguns chefes de gabinete são responsáveis pelos de recursos humanos do gabinete, e também pelo financeiro.
São eles também que tratam das questões pessoais e privadas do parlamentar, por isso muitos deputados eleitos pela primeira vez tendem a trazer esse profissional do seu Estado.
Assessor de orçamento
Gabinetes de excelência não podem abrir mão de um assessor de orçamento. É ele quem cuidará da execução das emendas parlamentares individuais, que são um dos itens mais relevantes na sua relação com a base eleitoral.
Cada deputado tem um valor anual para destinar em emendas. Neste ano, vai girar em torno de R$ 15,5 milhões. No primeiro ano do primeiro mandato, no entanto, os parlamentares têm direito a um valor inferior.
Além lançar as emendas no sistema de elaboração orçamentária, o assessor acompanha desde as discussões na Comissão Mista de Orçamento até a execução total das emendas (indicação, empenho, liquidação e pagamento), que pode levar anos. É ele também que orienta os municípios e entidades beneficiadas com as emendas; faz o acompanhamento nos ministérios; atendimento aos prefeitos, vereadores e entidades; identifica e acompanha programas de governo que beneficiem municípios e entidades; etc.
Equipe vinda do Estado
Por questão de confiança, alguns parlamentares recém-eleitos trazem para Brasília pessoas do Estado, que ajudaram na campanha ou já o acompanhavam em outros mandatos locais. Para aqueles que desejam fazer isso, a que se chamar atenção para questões que devem ser consideradas:
Pessoas que não tem experiência na Câmara podem demorar mais para gerar resultados positivos e o custo de vida em Brasília é mais alto do que o da maioria das cidades brasileiras.
Equipe que trabalha no Estado
Como já citado, gabinetes de excelência têm uma estrutura em Brasília e outra no Estado. Assim como é importante haver um recepcionista/secretária(o) e um assessor de comunicação no Estado, alguns mandatos também têm chefe de gabinete na base.
Outros profissionais importantes no Estado são os articuladores políticos. São as pessoas que vão estar em frequente contato com prefeitos, vereadores e entidades locais para captar e encaminhar suas demandas. Eles também irão acompanhar o andamento de emendas que estejam sendo executadas nos municípios, para poder organizar eventos como lançamento de início de obra, entrega de equipamentos, inaugurações, etc.
Sem esse tipo de acompanhamento, muitas prefeituras, principalmente as que são comandadas por adversários políticos, podem deixar de informar sobre essas ações e o parlamentar deixa de receber o reconhecimento que poderia.
Leia aqui: Fui eleito Deputado Federal. E agora?
Leia aqui: O que faz um assessor legislativo
Leia aqui: O que faz um assessor de comunicação
Leia aqui: Organização do mandato
Leia aqui: Antes e depois da posse
3 Replies to “Chefe de gabinete, assessor de orçamento e outras funções”