Candidatos e partidos que quiserem fazer impulsionamento no Facebook para as Eleições de 2018 terão que se registrar para marcar anúncios como eleitorais.
A plataforma também promete lançar ferramentas que permitirão os eleitores comparar o posicionamento dos candidatos, acompanhar os seus preferidos e alertá-los sobre o dia e o local da votação.
A adequação mais imediata que as equipes de campanha devem fazer é o registro na ferramenta de anúncios, que permitirá a identificação como “Propaganda Eleitoral”. A novidade já está disponível na plataforma (https://business.facebook.com) e a verificação pode levar até 48 horas. A medida foi tomada para impedir que pessoas de fora do Brasil possam impulsionar conteúdos. Partidos ou candidatos que não passarem por esse atestado do Facebook, não receberão o selo e ficam sujeitos à fiscalização do Tribunal Superior Eleitoral. Os publicados por candidatos mostrarão o CPF dele, assim como a legenda a qual é filiado. Já os anúncios de partidos terão estampado o CNPJ da sigla. Se sua equipe ainda não fez o cadastro, a recomendação é para que faça agora. Todos os administradores da conta de anúncio, ou seja, todos os que fazem impulsionamento, devem se registrar.
Outra novidade nessa eleição é que os usuários já podem ver todos os anúncios eleitorais em uma biblioteca. Neste espaço, além da imagem e do texto do anúncio, haverá informações como valor aproximado gasto com a publicidade e público impactado com o anúncio. Essas informações ficarão disponíveis por sete anos.
Em breve no Facebook
Nas próximas semanas, o Facebook deve lançar outras ferramentas. A primeira será um produto chamado de “Town Hall”, que permitirá aos usuários da rede social localizar, seguir e contatar seus representantes locais, estaduais e federais. Por enquanto, ele está disponível apenas nos EUA.
Também está prevista para chegar ao Brasil a ferramenta Ballot (cédula, em tradução livre), na qual o posicionamento dos candidatos sobre temas específicos será disposto lado a lado. Ela permitirá que o eleitor possa acessar essas informações em um único local, facilitando sua decisão. Por isso, é fundamental que sua equipe preencha a aba “Temas”, que já está disponível na página inicial.
Dessa forma, potenciais eleitores podem analisar informações sobre posicionamentos de diferentes candidatos e selecionar os seus favoritos. Se você não tiver preenchido a aba “Temas”, perderá a chance de estar nessa seleção. Sem contar que, se o eleitor realmente gostar do seu posicionamento, pode compartilhá-lo com os amigos, aumentando sua visibilidade. Nessa aba, também é possível postar vídeos, o que vale muito à pena, uma vez que há limitação de 200 caracteres para textos.
O Facebook lançará ainda o “Informed Voter Button”, um botão que redirecionará as pessoas para a página das autoridades. No dia das eleições, as pessoas verão uma mensagem no Feed de Notícias, lembrando sobre a votação, e também vinculando informações sobre locais onde ela acontecerá.