Marketing eleitoral se faz a partir da análise do cenário no qual o candidato a cargos eletivos está inserido e do diagnóstico da imagem desse candidato e de seus adversários. O objetivo é adequá-lo ao seu eleitorado potencial, tornando-o conhecido do maior número possível de eleitores e mostrando-o diferente e, claro, melhor do que seus adversários.

A partir dessa análise, que envolve pesquisas quantitativas e qualitativas, é possível identificar quem é o público alvo, descobrir quais são seus desejos, dificuldades e queixas. Isso permite definir a postura do político, o discurso, as roupas e estratégias de comunicação para um melhor desempenho nas eleições.

Entre as ações de marketing e comunicação eleitoral estão: a criação de identidade visual; criação de site/blog e canais nas redes sociais; produção de conteúdo (textos, vídeos, áudios, fotos, cards, artes, etc); planejamento e estratégia de comunicação nas redes, monitoramento de redes; relacionamento com a imprensa; bandeiraços; distribuição de panfletos; carreatas; eventos; etc.