De nada adianta o parlamentar fazer um grande trabalho se não o divulgar. Apesar de Câmara ter seus veículos de comunicação, os jornalistas que trabalham neles prestam serviço para a Casa e não para os deputados. Por tanto, a divulgação específica da atuação parlamentar, especialmente para a mídia estadual ou nacional, é feita pelo assessor de comunicação do gabinete.

Esse profissional deve ser formado em comunicação social e, principalmente, ter experiência em comunicação legislativa e no funcionamento da Câmara. Para escrever sobre um projeto de lei ou sobre a tramitação de uma emenda parlamentar ao orçamento é preciso entender de processo legislativo e orçamentário. O profissional precisa também conhecer a linha ideológica e de discurso do parlamentar, suas bandeiras e seu público.

É função desse profissional elaborar os discursos; escrever sobre a atuação do deputado; fazer o relacionamento com a imprensa; acompanhar o parlamentar em compromissos com a imprensa; acompanhar e repassar notícias de interesse; gerar conteúdo (junto com o parlamentar) e fazer gestão de respostas das redes sociais, etc.

O assessor de comunicação é um dos profissionais que trabalhará de forma mais próxima ao deputado, uma vez que cabe a ele acompanhar e divulgar (quando for o caso) suas ações. O assessor de comunicação deve ser também o profissional que irá atuar no gerenciamento de eventuais crises.

Mandatos de excelência costumam contratar também profissionais de imagem. Como o jornalista precisa estar mais atento ao que está sendo falado, sua movimentação para tirar boas fotos ou fazer bons vídeos é mais limitada. Por isso fotógrafos ou vídeo makers são um diferencial na equipe. Um designer gráfico também é importante para cuidar da identidade visual e da produção de material gráfico do mandato, como artes para as redes sociais. A Potere Consultoria oferece esses serviços com preços acessíveis e que pode ser pago pela cota parlamentar.

Como o trabalho de um deputado acontece em Brasília e no Estado, é fundamental que haja um assessor de imprensa para cada local. O de Brasília cuidará da pauta nacional e o outro da regional. Nenhuma das áreas de atuação deve ficar sem o acompanhamento de um assessor de comunicação, sob o risco de a divulgação do mandato ser deficitária. Projetar positivamente a imagem do parlamentar, fortalece os vínculos com a sociedade e aumenta as chances de reeleição.

 

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