Para iniciar um mandato, após a escolha da equipe, o parlamentar deve apresentar a ela seus posicionamentos e quais suas propostas de campanha, para que a atuação seja baseada nessa linha.
Explicar sobre sua base eleitoral, as instituições e segmentos junto aos quais mais atua ou deseja atuar e quais seus objetivos futuros. Se quer se reeleger, por quanto tempo deseja ser parlamentar, se tem pretensões de ocupar cargos no executivo ou mandatos eletivos na sua base.
Depois, deve deixar bem claro quais as funções de cada um; quem será o chefe imediato (se houver); e a quem cabe a tomada de decisões.
Deve ainda fazer com que a equipe seja apresentada à liderança do partido e à equipe que atuará no Estado.
A seguir, o parlamentar deve identificar onde irá atuar dentro da Câmara:
Que papel quer ter dentro do partido? Quer se candidatar a líder ou vice-líder?
Quais comissões quer integrar? A liderança do partido irá encaminhar ofício para que sejam indicadas as comissões desejadas. É assegurado ao parlamentar a titularidade em uma comissão e suplência nas que desejar. É possível acumular titularidade em algumas comissões menos importantes.
Quer integrar alguma Frente Parlamentar para representar um setor específico? Existem quase 350 na Câmara. Também é possível criar novas Frentes Parlamentares
Quer integrar algum Grupo Parlamentar? Existem, na Câmara, quase 100 Grupos de amizade do Brasil com outros países.
Quer ser líder da Bancada do Estado? Uma boa estratégia é colher o máximo de assinaturas de apoiamento dos parlamentares do seu Estado logo no início da legislatura. A escolha, no entanto, normalmente é feita por votação.
Quer se candidatar a algum cargo da Mesa Diretora da Câmara? A candidatura pode ser avulsa, mas, geralmente, o parlamentar apresenta seu nome ao partido e a sigla define se irá indicar ou não. Os cargos são divididos conforme a composição da Casa.
Que pleitear cargos de indicação partidária em Órgãos da Casa?
Se houver sugestões, já é possível apresentar projetos de lei logo no início do mandato.
Todas essas ações geram conteúdo para começar a dar visibilidade à atuação parlamentar.
Se o parlamentar ainda não tiver um site ou redes sociais, é fundamental que sejam criados.
Além do mailing da imprensa da base eleitoral, o assessor de comunicação deve construir um mailing baseado nas áreas de atuação nas quais o parlamentar irá atuar.
Leia aqui: Fui eleito Deputado Federal. E agora?
Leia aqui: O que faz um assessor legislativo
Leia aqui: O que faz um assessor de comunicação
Leia aqui: Chefe de gabinete, assessor de orçamento e outras funções
Leia aqui: Antes e depois da posse
One Reply to “Organização do mandato”